quarta-feira, 28 de novembro de 2012

  O Estiracossauro foi um grande herbívoro que viveu no período Cretáceo. Pertencia a classe dos Ceratopsídeos e se destaca por possuir um tipo de saliência acima de seus olhos, além de enormes espinhos na parte de cima de sua cabeça sua cabeça. Eles se estend
Estiracossauro

 

  1. O Estiracossauro cujo nome significa "lagarto ouriço", viveu principalmente no Canadá e EUA. Possuía um grande chifre no nariz, porém, o que o diferenciava dos outros animais de sua família era a pequena saliência óssea sobre os olhos. Tinha uma crista em forma de escudo, com seis longos e fortes espinhos que lembravam o cocar de um índio. Supõe-se hoje que, esses espinhos não eram muito eficientes pois não estavam devidamente posicionados para garantir uma boa defesa caso o animal sofresse um ataque. Mesmo assim poderiam transmitir uma impressão bem ameaçadora, assustando e afugentando o inimigo. Numa luta, a principal arma do Estiracossauro era o grande chifre no nariz, com qual feria a vítima. O esqueleto do Estiracossauro era muito forte, pois tinha que sustentar a cabeça pesada. Era sem dúvida, um dos dinossauros mais amedrontadores que já existiu.
  2. Dados do Dinossauro:
  3. Nome Científico: Styracosaurus albertensis
  4.                             época: Cretaceo, entre 76 a 70 milhares  de anos atrais
  5. Local onde viveu: América do Norte no Canadá e EUA
  6. Peso:  3 toneladas
  7. Tamanho: até 5,5 m de comprimento e 2,5 m de altura
  8. Alimentação: Herbívora

 



iam por toda a lateral do adorno do dinossauro e não teriam uma função específica já que a posição em que se encontram não os faziam serem aptos para defesa. Estimam-se que poderiam servir para intimidar os predadores ou para se apresentarem para as fêmeas na época de acasalamento. O macho dominante do grupo talvez tivesse o maior dos chifres como ocorre em alguns animais atualmente. O chifre que possuía acima do seu nariz poderia medir até 60 centímetros de comprimento e 15 centímetros de largura
  Era um dinossauro relativamente grande medindo até 6 metros de comprimento e pesando cerca de 4 toneladas. Ele era um animal lento pois possuía quatro pernas curtas e um corpo bastante volumoso. O esqueleto de Estiracossauro era bem forte a fim de suportar o peso da enorme cabeça. Mas o crânio possuía uma característica que compensava o seu tamanho. Era comum aos dinossauros ceratopsídeos os buracos no adorno ósseo, que garantiam maior leveza ao seu "leque de espinhos". Porém esses buracos não eram visíveis quando o Estiracossauro era vivo, havia uma camada de pele e músculos que "escondiam" esses buracos.


  Como a maioria dos ceratopsídeos ele possuía um bico e dentes especializados em cortar as folhas e galhos do chão na parte das bochecha. Pode ter vivido em rebanhos que viajavam para os lugares que oferecessem melhores condições para a vida do grupo. Viveu exclusivamente na América do Norte nas regiões onde hoje se encontram os EUA e o Canadá. O primeiro fóssil de Estiracossauro foi encontrado em Alberta no Canadá por CM Sternberg e nomeado por Lawrence Lambe , em 1913. Esta pedreira foi visitada novamente em 1935 pela equipe do Museu Real de Ontário que encontrou os maxilares menores que estavam ausentes até então em outros achados.

Um comentário:

  1. realmente, é um belo blog. parabéns!
    se quiser visitar o meu o endereço é:
    dinossaurosondeviveramcaracteristicas.blogspot.com

    ResponderExcluir